segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

PERSA VENCE DE 4 X 2 O SEU 1º JOGO

No sábado a tarde, 20 de dezembro, o Time Sub 15 do PERSA realizou seu primeiro jogo treino contra o São Raimundo do bairro do Guamá. O jogo teve o tempo normal de 45min e dois tempos, a garotada muito empenhada jogou o bom futebol e empolgou quem estava presente na Escola de Aplicação da UFPA. A partida serviu para testar as habilidades dos atletas do PERSA, todos os atletas da categoria tiveram oportunidade de atuar e mostrar que mereciam estar no time que é comandado pelo Instrutor de Futebol Cristian Barroso.
Cristian considerou que a partida foi muito útil, o instrutor teve a chance de movimentar o time em todas as posições e destacou que muitos garotos tem talento para o futebol, mas todos ainda precisam treinar muito para tentar chegar próximo da excelência na habilidade que o esporte exige. Destacou também que, "o que os atletas aplicaram dos ensinamentos nos treinos no decorrer do jogo contribui significativamente para o bom resultado do jogo. Isso demonstra que os treinos estão sendo eficientes e têm evoluído as habilidades de parte dos meninos do PERSA, pois se compararmos os primeiros treinos com o jogo de hoje veremos que isto é fato".
O placar final foi de 04 à 02 para o PERSA, com destaque para o Goleiro Titular Eric que fez ótimas defesas, a dupla de zaga titular que deu segurança ao time, os meio campistas Rodrigo, Micael e Ricardo que armaram boas jogadas levando perigo ao gol adversário resultando em alguns gols, assim como o atacante Jeanderson o qual chamou atenção do Coordenador do PERSA pela garra e determinação com que vem demonstrando nos treinos e neste jogo treino, vale lembrar que Jeanderson foi autor de um dos gols marcados pelo PERSA.
No primeiro tempo houve apenas uma substituição, o Técnico Cristian optou por manter a base titular neste tempo como estratégia para dar ritmo de jogo e mais entrosamento a esta base, já no segundo tempo, fizeram várias alterações para testar outros jogadores que estavam aguardando sua oportunidade, todos entraram com muita vontade, afinal era o primeiro jogo do PERSA e todos querem ser titular. Com este jogo já deu para dar uma base ao time do Sub 15 do PERSA e, lógico, conforme outros meninos forem se destacando irão tendo suas chances para merecer uma vaga no time titular.
Nesta mesma data, a diretoria da Federação Paraense Esportiva e Educacional de Artes Marciais - FPEEAM esteve presente na referida Escola, no intuito de montar e planejar o calendário da Federação em parceria com o Projeto Esporte Solidário. No decorrer de 2015 a Federação junto com o PERSA irão realizar algumas ações ligadas as artes marciais, como o Curso de Arbitragem, Exame de Faixas, Curso de Shitoryu, Curso de Shiai Kumite, entre outras atividades.
O Diretor da Escola de Aplicação da UFPA - Prof. Walter Silva que esteve presente para prestigiar o jogo treino do Sub 15, também participou da reunião e foi homenageado pelo Mestre Antônio Brito (Presidente da FPEEAM), recebendo uma Medalha de Ouro do Campeonato Paraense de Karatê de 2014 pelo apoio que está dando ao Projeto PERSA e as artes marciais paraense abrindo o espaço esportivo da Escola para realização de eventos desta natureza. Marcelo Ferreira e Mestre Ferreira lembraram que a FPEEAM em parceria com PERSA desejam realizar as etapas do Paraense de Karatê 2015 no Ginásio da Escola e, destacaram também, que o espaço é excelente para a realização do evento devido as ótimas condições de suas dependências internas. O Prof. Walter ressaltou que o espaço hoje vem sendo ocupado nos fins de semana pelo Projeto PERSA e que é parceiro do esporte e dos projetos sociais, no intuito de atender a comunidade local e contribuir para a inclusão social das crianças, adolescentes e jovens moradores das comunidades locais.

domingo, 14 de dezembro de 2014

PERSA REALIZA FESTA DE NATAL DAS CRIANÇAS

Neste sábado, dia 13 de dezembro, a Equipe do PERSA realizou a festa de natal de seus alunos, mais de 90 brinquedos foram distribuídos para os meninos e meninas que participam do Projeto Social.
O sábado foi um dia cheio de alegria, pois além dos brinquedos, o PERSA recebeu também doações de bolos, pães, queijo, presunto, e muitos refrigerantes para fazer a festa da criançada.
Os alunos das categorias de base de futebol receberam também uma ótima notícia na ocasião. Na sexta feira anterior, dia 12, o coordenador do PERSA esteve reunido com a coordenação da Escola de Futebol Oficial do Flamengo - Unidade Belém e, traçaram um plano de trabalho conjunto que consiste na doação de materiais esportivos por parte da Escolinha do Fla ao Projeto PERSA, em janeiro de 2015 a coordenação e professores
do Flamengo farão uma visita ao Projeto no objetivo de conhecê-lo detalhadamente, conhecer seus alunos e ministrar aulas dos fundamentos do futebol. E, o melhor entre todas estas notícias é a proposta por parte do Prof. Toninho (Coordenador da Escola Oficial do Fla - em Belém), que trata de avaliar os melhores alunos do PERSA no futebol e na escola, e levá-los para serem bolsistas na referida Escola. Junto com esta excelente notícia, a assistente social do PERSA - Márcia Saraiva, explicou aos alunos que um dos critérios de avaliação para selecionar quem irá para a Escola do Fla é o desenvolvimento escolar dos atletas, esta posição vem reafirmar a metodologia adotada pela Coordenação do PERSA, que é incentivar a educação e futura formação acadêmica. As crianças e adolescentes adoraram a notícia e se viram diante de uma oportunidade única, não poderia ser diferente.
O PERSA anunciou também que em janeiro iniciará a turma do Futsal Sub 08, onde a faixa etária é de 05 a 08 anos de idade, a turma será composta por 14 alunos.
Na oportunidade o Presidente da Federação Paraense Esportiva e Educacional de Artes Marciais / FPEEAM - Mestre Antônio Brito, esteve presente para conhecer o Projeto, declarou o apoio da Federação ao PERSA, elogiou a forma com que o Projeto vem sendo desenvolvido e ministrou aula aos alunos.
A coordenação do PERSA lembrou que o Prof. Alex Lobo e o Instrutor Felipe Hatachesk conquistaram medalhas de Ouro e Bronze no Campeonato Paraense de Karatê 2014 e os parabenizou pelo feito, destacou de igual modo, a graduação da Instrutora Sâmela Castro para Faixa Preta, e enfatizou que além da Instrutora os alunos de karatê também ganham com a graduação da mesma, visto que há mais uma profissional capacitada ministrando aulas.
O PERSA era um sonho pessoal de seu Coordenador - Marcelo Ferreira e seu pai o senhor José Ribamar Ferreira (Vice Coordenador) e muitos acreditaram no Projeto, estas pessoas contribuíram para o inicio da construção deste sonho e atualmente muito mais pessoas vem ajudando de acordo com suas possibilidades, algumas doam material para o lanche dos alunos, outros doam materiais esportivos e outros doam seu tempo e conhecimento técnico para a realização do Projeto.
Além de toda a Equipe do PERSA, que você pode conferir em nossa página Equipe de Trabalho, destacamos a baixo as pessoas que tem nos ajudado até aqui com doações:

Lúcia e Mauro (amigos da Regina Sales), Maura Alvino, Marlene Alvino, Dr. Jaques Neves, Jacilene Silva, Prof.ª Leda da UFPA, Silvia Souza da UFPA, José Gatass Filho da UFPA, Antônio Aragão, Isa Cláudia Cruz, Fábio Melo, Dr. Pedro Melo, Érica Silva, Helô Mazza, Tereziha Mazza, Gustavo Sefer, Kelly Hatachesk e Telma Mafra.

A equipe do PERSA registra aqui o seu MUITO OBRIGADO à todos! E deseja que Deus possa continuar a abençoar a cada uma dessas pessoas e seus familiares. Que o Natal de todas estas pessoas seja repleto da presença de Deus, alegria, saúde e paz. Deseja também que o Espírito Santo de Deus possa entrar em cada lar levando para 2015 muita harmonia familiar, muito amor, persistência nos seus projetos de vida e inúmeras conquistas.
Aproveitamos a oportunidade para registrar nosso agradecimento especial a toda Direção da Escola de Aplicação da UFPA que é uma grande parceira do PERSA e cedeu seu espaço para realizarmos nossas atividades e, um forte abraço ao Prof. Walter Silva (Diretor da Escola) que abraçou o Projeto de forma espetacular.
Deixamos nosso abraço e agradecimento ao Pastor Marcos e aos demais integrantes do Projeto Caravana da Paz, que nos apoiam e nos ajudam a divulgar o projeto no bairro da Terra Firme.
 

 

 


terça-feira, 25 de novembro de 2014

AULA INAUGURAL DA EQUIPE DE KARATÊ DO PERSA

A equipe de Karatê do PERSA iniciou seu treinamento neste sábado, 22, com a presença dos Professores Garcia, Alex Lobo e o Instrutor Felipe Hatachesk e os quase 30 alunos já matriculados. A primeira aula consistiu nos movimentos básicos do karatê e em uma conversa sobre o objetivo do INESFER para o ano de 2015.
A coordenação do Instituto Esportivo colocou como foco para o próximo ano, o Campeonato Paraense de Karatê que será realizado pela Federação Paraense Esportiva e Educacional de Artes Marciais - FPEEAM no município de Belém - PA. Os alunos do PERSA serão federados na FPEEAM no inicio do ano seguinte e já estão cientes da programação, para tanto, a coordenação espera ampliar os dias de treino no objetivo de intensificar a capacitação dos alunos para que os mesmos possam competir no Paraense de 2015. A procura pelo karatê está aumentando, neste mesmo dia, muitos pais procuraram inscrever seus filhos nesta turma, assim como, muitas crianças e adolescentes também procuraram se inscrever, porém, nestes casos não foi possível inscrevê-los visto que é necessário a presença de um responsável para assinar a autorização, os termos e conversa com equipe do projeto.

                     

                      


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PERSA ENTREGA KIMONOS AOS SEUS ATLETAS

Na semana que antecedeu o sábado, 15 de novembro, a equipe do PERSA realizou no Centro Comunitário Bom Jesus a inscrição de crianças e adolescentes residentes nos bairros da Terra Firme e Canudos, o intuito foi selecionar crianças que tinham interesse em praticar Karatê.
No fim de semana a equipe entregou os Kimonos aos alunos selecionados para a primeira turma de Karatê, na Escola de Aplicação da UFPA no período da tarde. Os professores e instrutores de karatê estiveram presentes auxiliando na entrega do material, na oportunidade a assistente social Márcia Saraiva esteve conversando com os familiares sobre as regras estipuladas pelo projeto, como por exemplo: o cumprimento do horário por parte dos alunos, a disciplina e respeito do aluno para com os colegas e equipe do projeto, a assiduidade e a melhoria no desenvolvimento escolar entre outros assuntos importantes.


Marcelo Ferreira levou a equipe de artes marciais para conhecer a sala de aula onde os mesmos irão trabalhar, os professores e instrutores elogiaram o espaço que está sendo disponibilizado pela Escola de Aplicação da UFPA, anteriormente conhecido como NPI. O Prof. Ferreira - Diretor da FPEEAM esteve no local e colocou a Federação Paraense de Artes Marciais a disposição para contribuir nas aulas. Com a parceria, firmou-se que um sábado por mês um professor filiado a FPEEAM irá ministrar aula de karatê no Projeto.
A aula de futebol tem sido a mais procurada por todos, mas a coordenação do PERSA acredita que com o desenvolver das aulas de karatê muitos se inscreverão para participar desta modalidade também. Marcelo Ferreira tem o objetivo de implantar em breve mais uma turma de karatê, tendo em sua totalidade 50 atletas desta modalidade.
O Instituto Esportivo e Cultural Família Ferreira - INESFER, que é quem desenvolve o PERSA, filiou-se na FPEEAM e todos os seus atletas de karatê serão filiados na Federação.

O treino das categorias de base do futebol ocorreram normalmente, novos alunos foram inseridos no Sub 11 e Sub 15. O instrutor de futebol - Cristhian Barroso, avaliou que a equipe do Sub 15 obteve uma pequena melhora dentro destes dias de treino, mas destacou que ainda precisam treinar muito para poder realizar o primeiro amistoso oficial. Pois a equipe já recebeu alguns convites para disputar amistosos, porém a equipe opta por esperar mais um pouco e, talvez no mês de fevereiro de 2015 possa dispuar seu primeiro amistoso.


             

            


          



sexta-feira, 14 de novembro de 2014

VIDEO DA RIFA SOLIDÁRIA

Clique no link e assista o vídeo da Rifa Solidária.

Aproveitamos para agradecer a todas as pessoas que contribuíram para a realização da Rifa Solidária.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

RESULTADO DA 2ª ETAPA DE SELEÇÃO PARA NOVOS ALUNOS DO PERSA

A equipe do PERSA divulga a baixo a relação dos alunos que foram selecionados na segunda etapa de inscrição do Projeto.
Vale lembrar que os responsáveis deverão comparecer junto com os alunos selecionados neste sábado, dia 15 de novembro, as 14h, na Escola de Aplicação da UFPA (antigo NPI) que esta localizada na Avenida Perimetral próxmo a Av. Cipriano Santos.
Aqueles que ainda não entregaram toda a documentação solicitada deverá levar estas cópias para poder receber o uniforme e assinar o Termo de Responsabilidade, o aluno não poderá receber o uniforme caso o responsável não esteja presente.



Os selecionados para compor as equipes de Futebol de Campo Masculino foram:

SUB 11
  • ADSON FELIPE ALMEIDA MONTEIRO
  • ALISON ALMEIDA MONTEIRO
  • JOABE BORGES GONÇALVES
  • JOÃO ALBERTO FIGUEIREDO MONTEIRO
  • RONALD CAUÃ CARDOSO DA COSTA
SUB 15
  • BRUNO LUIZ LOPES SILVA
  • ERICK MARQUES BARBOSA
  • LEONAM LOBATO MACEDO
  • LUAN RODRIGO CARNEIRO SEABRA
  • PAULO VITOR CADETE OLIVEIRA

Os selecionados para compor a turma de Karatê foram:

  • ADRIANO HENRIQUE LOPES SILVA
  • ALESSANDRO MAURO NASCIMENTO DA SILVA
  • ANDREY NASCIMENTO DA SILVA
  • ANTENOR ABELARDO GUERREIRO DA FONSECA
  • BRIGIDA MARIA MALCHER BORDALO
  • DANIEL RUAN LIMA GAMA
  • DAYSE CARLA BAIÃO
  • DEYVID ALEXSANDRO MOURA DO NASCIMENTO
  • DHENYRO LOBATO MACEDO
  • FRANCISCO SANTIAGO MOURÃO DA SILVA
  • GABRIELA BORGES GONÇALVES
  • GLENUS LUAN SENA LIMA
  • GUILHERME WILLIAN VASCONCELOS DE LIMA
  • JÉSSICA ALESSANDRA AQUINO
  • JOÃO LUIZ MORAIS DA SILVA
  • LAÍZA FONSECA DA CRUZ
  • MARLON CARDOSO GOMES 
  • MICHEL DA COSTA NOGUEIRA
  • PAULA BEATRIZ DA SILVA
  • RAFAEL WILLIAM MALCHER BORDALO
  • RAFAELA DA SILVA CASTRO
  • SUELLEN MESQUITA GONÇALVES
  • LAYANE KRISTINE MENDES PEREIRA
  • FRANCISCO EDUARDO DA SILVA CASTRO
  • ALEXANDRE BORGES SILVA
Destaca-se ainda que foi realizada uma pesquisa durante as inscrições sobre a preferência das meninas por Dança de Salão ou Futsal Feminino, a pesquisa resultou em um empate técnico. Em vista do fato a coordenação do PERSA irá avaliar qual a melhor forma de desenvolver uma destas atividades e, iniciará a turma no mês de dezembro de 2014, mas ainda sem um dia especifico definido. As meninas já inscritas terão prioridade absoluta para o preenchimento das vagas desta nova turma.

Marcelo Ferreira - Coordenador do PERSA, agradece a comunidade em geral, aos pais e responsáveis, aos alunos e lideranças comunitárias pela confiança depositada no Projeto e conta com o apoio de todos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

2ª ETAPA DE INSCRIÇÃO PARA O PERSA

Nesta terça feira, 11 de novembro, no Centro Comunitário Bom Jesus, no bairro da Terra Firme, a coordenação do PERSA esteve realizando a 2ª etapa de inscrição para novos alunos. As vagas ofertadas foram para formar a primeira turma de karatê e complementar as turmas de futebol nas categorias sub 11 e sub 15. Na oportunidade, a equipe realizou uma pesquisa sobre a preferência das meninas por futsal ou dança de salão. Após a analise do resultado desta pesquisa, o PERSA irá inserir uma nova turma de dança ou de futsal feminino, além da ideia de inserção do vôlei feminino. A primeira turma de karatê será composta por mais de 20 atletas, no futebol cada equipe é composto por 25 atletas, e a proposta para o vôlei feminino é de 15 atletas, já para o futsal feminino a ideia é de 20 alunas ou de pelo menos 10 alunas para a dança de salão, nestas duas últimas opções a equipe irá trabalhar de acordo com a demanda e observando a estrutura disponível.

Seu Ribamar Ferreira - vice coordenador do PERSA, acompanhou a divulgação da inscrição na comunidade e relatou "que a procura da comunidade por opções esportivas de qualidade e gratuitas é imensa, mas infelizmente o poder publico não está atendendo a demanda de acordo com sua necessidade." Atualmente o projeto PERSA está se dispondo a atender a comunidade, mas dentro de suas limitações, pois não tem apoio financeiro para desenvolver suas atividades, todos os profissionais envolvidos são voluntários e contam com o apoio de pessoas físicas (amigos) para oferecer o lanche para toda garotada beneficiada, que as vezes lancham mais de uma vez por aula. É muito importante ressaltar que apesar das limitações e graças ao trabalho sério que está sendo executado, o projeto vem ganhando destaque  e respeito dentro da comunidade e junto a instituições importantes que estão ao nível da Escola de Aplicação da UFPA que é uma grande parceira do projeto.
Após a inscrição dos alunos haverá uma seleção entre os candidatos e o resultado setá divulgado nesta quinta feira, 13 de novembro, no Portal do PERSA e através a listagem que ficará disponível no Centro Comunitário Bom Jesus no bairro da Terra Firme. A próxima ação ocorrerá no sábado dia 15, os selecionados entregarão os documentos pendentes a equipe do PERSA na Escola de Aplicação da UFPA e na ocasião os uniformes serão entregues aos alunos e seus responsáveis. As aulas das novas turmas estão previstas para iniciarem no dia 22, todas as modalidades serão desenvolvidas na Escola de Aplicação no período da tarde e serão atendidos também pela equipe administrativa e de assistência social.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

EM CRESCIMENTO PERSA RECEBE VISITAS DURANTE O TREINO

Neste sábado, 01/11, o PERSA realizou mais um treino das categorias de base do futebol, sub 11, sub 13 e sub 15, na Escola de Aplicação da UFPA.
Coordenador do Projeto - Marcelo Ferreira, destacou que o PERSA vem crescendo a cada dia e adquirindo mais parceiros com o desenvolver de suas atividades. "Neste sábado tivemos mais pessoas presentes durante o treino que na aula inaugural. Isso demonstra que o trabalho vem ganhando força e destaque." Relatou o Coordenador do PERSA. O Projeto recebeu algumas visitas importantes como Nelson Sefer que na ocasião esteve representando o Dep. Estadual eleito Dr. Sefer e seu Filho Gustavo Sefer, o Diretor da Escola de Aplicação da UFPA Prof. Walter Silva e  a Prof.ª Neli da área de Educação Física da Escola de Aplicação estiveram presentes também e, interagiram com as crianças e adolescentes. O Prof. Walter Silva em conversa com a equipe do PERSA lembrou da importância de acrescentar o projeto no calendário da Escola para o ano de 2015 e, que será muito importante para os alunos da escola participar das atividades disponíveis pelo Projeto.

A equipe de artes marciais do Projeto é formada atualmente por Juliana Hatachesk - Campeã Paraense de Jiu Jitsu, Tainá Prestes - Campeã Norte Nordeste de Karatê 2013, Sãmela Castro - Campeã Paraense e Vice Campeã Norte Nordeste de Karatê, Felipe Hatachesk - Bi Campeão Brasileiro de Karatê e Prof. Alex Lobo Bi Campeão Brasileiro e Bi Campeão Norte Nordeste de Karatê e são responsáveis pelo alongamento e aquecimento dos atletas das categorias de base do futebol. As aulas de Karatê iniciaram no final do mês de novembro ainda este ano.

Além das aulas esportivas, o PERSA dispõe de lanche para os seus atletas, algo de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho, a final, a maioria dos alunos passam a tarde inteira na Escola brincando até chegar o momento do treino.

Destaca-se também a participação especial do Prof. de Karatê Garcia que esteve auxiliando os instrutores de futebol no decorrer das aulas. Prof. Garcia comentou que é gratificante desenvolver um trabalho desta natureza, onde o foco principal são as crianças e seus familiares. A equipe trabalhou até o inicio da noite de forma incansável, e ao final do treino não esqueceu de fazer a oração de agradecimento a Deus por tudo que está sendo realizado e também pela saúde de uma das principais voluntárias do Projeto a Mayara Moura, a qual sofreu um acidente mas passa bem. Pois a mesma relatou que não vê a hora de retornar ao projeto e dar sua contribuição de solidariedade.



quinta-feira, 30 de outubro de 2014

RIFA SOLIDÁRIA

1º Prêmio
A equipe do PERSA realiza a "Rifa Solidária" para beneficiar crianças e adolescentes de baixa renda com Kimonos de Karatê e aulas gratuitas de karatê. A coordenação do projeto social estima iniciar a primeira turma de artes marciais neste mês de novembro, neste objetivo, o PERSA já adquiriu mais de 20 unidades de kimonos novos para doar aos futuros atletas e espera doação de mais unidades.
A primeira turma será formada por cerca de 30 atletas, beneficiando também as meninas que já se inscreveram e estavam aguardando a abertura destas vagas.
O cartão da rifa custa apenas R$ 5,00 cada, o sorteio será realizado dia 14 de novembro e será filmado. O video será postado aqui em nossa página a partir das 19h e você poderá conferir o resultado. É importante lembrar que o mais valioso não são os prêmios e sim, a solidariedade prestada por cada uma das pessoas que ajudaram e ajudarão estas crianças. Desde já agradecemos a todos e, caso você queira ajudar através da rifa solidária, através de doação de lanche para as crianças, ou doação de chuteiras, doação de kimonos, através de trabalho voluntário ou, de alguma outra forma, entre em contato conosco. Todos os dados para nos contactar estão em nossa página de "contato".

Kimonos para os novos Alunos






sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PERSA FIRMA PARCERIA COM A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Nesta quinta feira, 23, a equipe do PERSA esteve reunida com a Direção da Escola de Aplicação da UFPA para firmar parceria no projeto esportivo e, na oportunidade Marcelo Ferreira - Coordenador do PERSA, destacou a importância desta parceria para o projeto.

"Tínhamos os profissionais necessários para desenvolver o PERSA, mas não tínhamos o espaço. Hoje com esta parceria, vamos poder beneficiar mais crianças e em um espaço ótimo para prática esportiva." Afirmou Marcelo.

O Prof. Walter Silva - Diretor da escola, a colocou a disposição do Projeto e da comunidade, comentou ainda que tem o grande desejo de criar na escola um complexo esportivo que nos fins de semana possa atender a comunidade do entorno. Lembrou ainda que a escola tem alunos que residem nas comunidades próximas e que gostaria que os mesmos fossem inseridos no PERSA.

A convite do Prof. Walter, o Prof. de Voleibol Ramon Lobo integrou-se a equipe do projeto e atenderá também os alunos da escola de Aplicação da UFPA, inicialmente serão 15 alunos treinando vôlei, que somados aos alunos já inseridos no futebol terá uma totalidade de 90 crianças e adolescentes oriundos de famílias carentes. A equipe conjunta estima atender cerca de 300 atletas até o fim de 2014, através do futebol, vôlei, karatê, jiu jitsu e xadrez. Sinalizando ainda a intenção de inserir no PERSA aulas de dança e skate para a comunidade e alunos da escola.

A Prof.ª Neli que é da equipe de Educação Física da Escola de Aplicação da UFPA, destacou que o projeto é muito bem planejado, organizado e executado, pelo que a professora observou durante sua visita a aula inaugural, a equipe realmente trabalha na base da solidariedade. "O Projeto PERSA será uma ponte de interação entre a escola e a comunidade local, a equipe compartilha com a comunidade o que tem, seja conhecimento, material didático ou uniformes. O que também chama nossa atenção é o fato da equipe ter assistentes sociais, assessoria jurídica e psicologa para atender a comunidade, isso demonstra que eles estão preocupados com a família." Destacou a Prof.ª de Educação Física Neli.

Márcia Priscila - Assistente Social do PERSA, lembrou que a ideia principal do projeto é formar cidadãos utilizando como ferramenta o esporte e a cultura para auxiliar na educação dos atletas do projeto. Destacando que a equipe trabalha conjuntamente com a família dos atletas, abordando-os sempre que necessário e, também estando a disposição destes além dos dias de treino.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ALUNOS DO PERSA RECEBEM UNIFORME DE TREINO

A movimentação foi grande no Centro Bom Jesus.
Os pais tiveram que assinar o Termo de Responsabilidade.
Foi com muito sucesso a 3º etapa do projeto Persa que consistiu na entrega do material de treinos para os alunos beneficiados pelo projeto social, na tarde do último sábado (27) o Centro Comunitário Bom Jesus recebeu um bom número de pais que inscreveram os filhos e por consequência foram selecionados e convocados a comparecerem no local para a entrega de camisa e short de treino, os responsáveis foram de acordo com as normas e regimento do projeto assinando o termo de responsabilidade, que garante o filho a executar as atividades que serão coordenadas pelos organizadores do Persa.

Apesar da forte chuva que caiu a tarde na região metropolitana, a movimentação no Centro foi intensa, desde as 18h, uma equipe de 10 profissionais estava de prontidão para atender a comunidade, tirando dúvidas com relação ao cronograma do projeto, necessidade de documentações e também fazendo ao mesmo tempo a inscrição de alguns alunos que haviam perdido o prazo anterior, mas que tinham enorme vontade de participar do Persa. “Nossa avaliação é que o projeto tem sido bem aceito pela população até aqui, levando em consideração a enorme procura dos pais e interesse dos filhos e também pela lista de espera que nosso setor administrativo já organizou, inclusive para outras modalidades.” Destacou o coordenador do projeto Marcelo Ferreira.
Membros do Persa na entrega do uniforme. 
Segundo dados, ao todo foram atendidas mais de 50 crianças de 8 a 15 anos, este número ainda não é referente ao total de crianças inscritas, já que algumas divisões como o sub15 cerca de 10 beneficiados não compareceram para a entrega do material, fato que o setor administrativo do Persa já está elaborando uma nova data para a entrega, caso a ausência dos pais aconteça novamente sua matricula será cancelada. A data do inicio das aulas também foi alterado, anteriormente estava prevista para dia 11 de outubro, porém pelas festividades do Círio de Nazaré os organizadores do projeto adiaram a aula inaugural para 18 de outubro permanecendo os horários de cada divisão destacados no folder que foi entregue para os responsáveis. Para as aulas os pais deveram providenciar aos filhos um meião preto e chuteira trava alta ou socyte. “Meu filho está todo empolgado, ele me pergunta todo dia quando vai começar os treinos pra eu levar logo ele.” Falou com entusiasmo a dona de casa Maria Lordes responsável pelo aluno Daivid de 12 anos que terá a primeira oportunidade de frequentar aulas de futebol sua maior paixão. “Eu sempre gostei de jogar futebol, mas só jogava na rua e minha mãe não gostava agora na escolinha é melhor, meu sonho é ser jogador de futebol.” Contou com extrema felicidade Daivid.
Alunos sub11,13 e 15 com seus respectivos uniformes.
Para o especialista em projetos sociais nos bairros da Terra Firme, Jurunas e Guamá, Cleiton, não tem como deixar de lado a força social que o projeto terá na vida das crianças. “É imensurável a importância desse projeto pra comunidade, já que é uma necessidade de todos no bairro que precisam de esporte e lazer.” Desde os primeiros alunos foi perceptível notar sua extrema alegria em estar participando de um trabalho tão bem elaborado e organizado que tem por objetivo influenciar na educação familiar, a felicidade estava estampada no rosto de cada criança quando recebia seu material de treino, a numeração de camisa mais procurada foi a 10, número que grandes jogadores da historia do futebol brasileiro utilizaram e marcaram época, daí a influência nos beneficiados do Persa.
A metodologia dos treinos será toda baseada no treinamento desportivo fornecido pela União das Federações Europeias de Futebol, a UEFA, onde as crianças terão a oportunidade de exercitar na prática os mesmos treinamentos dos maiores jogadores de futebol da atualidade. Os treinos serão no campo e arena da Escola de Aplicação da UFPA, antigo NPI.
Membros do Persa.
Aos pais que estão com pendência em relação a documentação, terão que apresentar no dia da aula para o setor administrativo.  





sábado, 20 de setembro de 2014

PROJETO PERSA CADASTRA BENEFICIÁRIOS

Equipe de apoio efetivando cadastros. 
Aconteceu nesta semana o cadastramento de crianças que irão participar das aulas de futebol no projeto Persa, ao todo foram cadastradas com sucesso cerca de 90 crianças de 8 a 15 anos, a demanda foi maior do que esperava os organizadores e colabores, que em apenas dois dias conseguiram preencher todas as vagas destinadas do projeto. “Realmente foi além do que a gente esperava, acreditávamos que poderia ficar na faixa de 60 cadastros, mas tivemos que ceder para 90, pois a procura foi grande.” Ressaltou Marcelo Ferreira.
O atendimento aconteceu no espaço da igreja Assembléia de Deus ao lado Centro Comunitário Dr. Cipriano Santos e o projeto abrangeu crianças dos bairros da Terra Firme, Guamá e Canudos, uma equipe de assistentes sociais e jurídicos, colaboradores do projeto e lideranças comunitárias, estiveram presentes para preencher o formulário de inscrição e informar das documentações necessárias para a efetivação da criança no projeto.
Assessoria Jurídica sendo prestada ao responsáveis.
Além do trabalho de cadastramento, foi prestado o serviço de atendimento jurídico para as famílias, que visa atender os beneficiários em qualquer assunto relacionado à análise de documentos e também regularização de imóveis. “O objetivo da Assessoria Jurídica é interligar o trabalho no projeto social com a regularização de imóveis, atendendo ao pedido da população que solicitava algo voltado para práticas esportivas nos bairros.” Destacou a assessora jurídica Laís Lourenço.
Na próxima segunda feira, dia 22, acontecerá a coleta dos documentos de alunos e responsáveis, também no Centro Comunitário Bom Jesus, e no sábado dia 27, os alunos cadastrados receberão o uniforme para os treinos, que consiste em camisa e short de jogo com cores bem vivas para ressaltar o espírito de alegria e motivação do projeto Persa.