sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PERSA FIRMA PARCERIA COM A ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA

Nesta quinta feira, 23, a equipe do PERSA esteve reunida com a Direção da Escola de Aplicação da UFPA para firmar parceria no projeto esportivo e, na oportunidade Marcelo Ferreira - Coordenador do PERSA, destacou a importância desta parceria para o projeto.

"Tínhamos os profissionais necessários para desenvolver o PERSA, mas não tínhamos o espaço. Hoje com esta parceria, vamos poder beneficiar mais crianças e em um espaço ótimo para prática esportiva." Afirmou Marcelo.

O Prof. Walter Silva - Diretor da escola, a colocou a disposição do Projeto e da comunidade, comentou ainda que tem o grande desejo de criar na escola um complexo esportivo que nos fins de semana possa atender a comunidade do entorno. Lembrou ainda que a escola tem alunos que residem nas comunidades próximas e que gostaria que os mesmos fossem inseridos no PERSA.

A convite do Prof. Walter, o Prof. de Voleibol Ramon Lobo integrou-se a equipe do projeto e atenderá também os alunos da escola de Aplicação da UFPA, inicialmente serão 15 alunos treinando vôlei, que somados aos alunos já inseridos no futebol terá uma totalidade de 90 crianças e adolescentes oriundos de famílias carentes. A equipe conjunta estima atender cerca de 300 atletas até o fim de 2014, através do futebol, vôlei, karatê, jiu jitsu e xadrez. Sinalizando ainda a intenção de inserir no PERSA aulas de dança e skate para a comunidade e alunos da escola.

A Prof.ª Neli que é da equipe de Educação Física da Escola de Aplicação da UFPA, destacou que o projeto é muito bem planejado, organizado e executado, pelo que a professora observou durante sua visita a aula inaugural, a equipe realmente trabalha na base da solidariedade. "O Projeto PERSA será uma ponte de interação entre a escola e a comunidade local, a equipe compartilha com a comunidade o que tem, seja conhecimento, material didático ou uniformes. O que também chama nossa atenção é o fato da equipe ter assistentes sociais, assessoria jurídica e psicologa para atender a comunidade, isso demonstra que eles estão preocupados com a família." Destacou a Prof.ª de Educação Física Neli.

Márcia Priscila - Assistente Social do PERSA, lembrou que a ideia principal do projeto é formar cidadãos utilizando como ferramenta o esporte e a cultura para auxiliar na educação dos atletas do projeto. Destacando que a equipe trabalha conjuntamente com a família dos atletas, abordando-os sempre que necessário e, também estando a disposição destes além dos dias de treino.