terça-feira, 16 de junho de 2015

OFICINA DE CAPOEIRA NO PROJETO PERSA COM O GRUPO NORTE BRASIL

O Grupo de Capoeira Norte Brasil esteve no Projeto PERSA realizando uma Oficina desta modalidade de Arte Marcial genuinamente brasileira, o principal polo do Norte Brasil funciona no bairro do Guamá sob o comando do Mestre John. O grupo esteve fazendo uma exibição para alunos e coordenação do Projeto Socioeducativo, que pretende implantar uma turma de Capoeira no próximo semestre no Polo Terra Firme (NPI).
Considerada como um esporte em ascensão, a Capoeira se apresenta nos mais variados segmentos sociais, tais como: centros comunitários, associações. clubes esportivos, escolas, universidades, além das inúmeras academias. A capoeira é um valioso recurso pedagógico e artístico, face a beleza e desenvoltura com que são realizados seus movimentos.
Podemos mencionar como alguns dos benefícios que este esporte traz aos seus adeptos, a melhora da circulação sanguínea, desenvolvimento da coordenação motora, estimulação da criatividade, aumento da massa muscular, da elasticidade, do reflexo, da auto confiança e da auto estima. A Capoeira representa o Patrimônio da Cultura Brasileira. É a expressão viva da liberdade de um povo, portanto, merecedora do nosso respeito.

A filosofia da capoeira é contribuir para a formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito, na socialização e na liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira. Tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.

Mestre John que foi o ministrante da Oficina de Capoeira no PERSA, em conversa com o Coordenador do PERSA (Marcelo Ferreira), destacou que o espaço da Escola de Aplicação da UFPA cedido ao Projeto é excelente e será muito bem utilizado em uma possível parceria para o próximo semestre, o Mestre afirmou que poderá encaminhar seus alunos formandos, contra mestres e professores, para ministrar as aulas de capoeira dentro do Projeto PERSA.

Já Ribamar Ferreira - vice coordenador do Projeto, lembrou que a filosofia da Capoeira vai ao encontro da missão do PERSA, que é valorizar o ser humano e realizar o trabalho de socialização através do esporte.