Na noite de quinta feira, dia 02 de abril, no Salão de Eventos Dom Filipe no bairro da Cremação, a coordenação do PERSA junto com lideranças comunitárias locais reuniram-se com moradores do bairro para apresentar o Projeto, divulgar as ações e data de implantação deste novo Polo do projeto.
Franklin Couto iniciou a reunião destacando que este projeto tem a direção de Deus e que busca minimizar o contato da juventude com o mundo das drogas e com a violência através do esporte, que o objetivo é dar oportunidade as crianças e adolescentes locais. A criançada também marcou presença e deu muita atenção a tudo que estava sendo dito, todos estavam empolgados com a possibilidade de participar de uma escolinha de futebol e até, quem sabe no futuro, vim a ser um jogador profissional.
Marcelo Ferreira - coordenador geral do PERSA, lembrou que o projeto surgiu de uma demanda da comunidade dos bairros da Terra Firme e Canudos, bairros estes que foram abordados pela equipe da CRF/UFPA no projeto piloto de regularização fundiária, onde os moradores apontaram a falta de esporte e lazer como uma das coisas que eles mais sentiam falta no bairro.
Sidney Charles - que foi inserido à equipe do projeto para exercer a função de Supervisor do PERSA no Polo da Cremação, afirmou que a implantação do Projeto na Cremação é de fundamental importância para a comunidade em geral, visto que atualmente as lideranças estão trabalhando na tentativa de unir vários segmentos que beneficiam o bairro para fortalecer a comunidade e assim, ter mais voz para reivindicar ainda mais benefícios junto ao poder publico.
Professor Marcone, frisou que a participação familiar no projeto é fundamental, que isso ajuda muito no desenvolvimento técnico da criança e na melhoria do comportamento interpessoal também. "Samuca" - como é conhecido pelos amigos, Manuel Pantoja, acentuou que irá realizar um curso de formação de árbitro de futebol amador e que a comunidade local irá ser convidada, que isto irá ajudá-los a desenvolver ainda melhor os seus torneios de futebol. A comunidade também foi bastante participativa e tiraram algumas dúvidas referentes a documentação necessária para inscrição, dia de cadastramento, faixa etária das crianças, data da aula inaugural e outras questões pertinentes.
A reunião também contou com a participação da Ana Paula - liderança local, a instrutora de capoeira Joice que esteve representando o professor Anderson Baré, Lais Cruz - PERSA, e do Alexandre - o Chico, que também é liderança local.
Clique neste link e confira as melhores imagens do evento.
Clique neste link e confira as melhores imagens do evento.