sábado, 10 de janeiro de 2015

"PERSA IMPLANTA O PROGRAMA DE INCENTIVO A LEITURA"

Neste sábado, 10 de janeiro, após o recesso de fim de ano, o PERSA retomou suas atividades na Escola de Aplicação da UFPA com as aulas de futebol de campo, futsal e artes marciais,  era notório que os alunos haviam retornado ainda mais empolgados e dispostos para os treinos, fato este que deixou a equipe de trabalho bastante animada.
"Pude perceber que hoje eles estão muito contentes com a volta as aulas do Projeto, até nos pediram para ampliar os dias de treino, eles querem passar mais tempo na Escola conosco - destacou Ribamar Ferreira (vice coordenador do Projeto).
Neste dia a equipe realizou também a gravação do video de apresentação do projeto, o objetivo é apresentar o PERSA para algumas empresas, microempresas, instituições e pessoas físicas que possam ajudar o projeto com doações de material para o lanche e material esportivo como tatame, uniforme para alunos do futebol e material de proteção para os alunos de karatê. Estes videos serão apresentados também no "Canal PERSA TV" no site do You Tube.
A equipe tem incentivado muito seus alunos a estudarem mais, para que no caso dos mesmos não darem certo como jogador profissional de futebol ou um atleta de destaque nas artes marciais, eles possam ser profissionais capacitados e renomados em outras áreas. O PERSA utiliza o esporte como ferramenta de educação e socialização, buscando melhorar o desenvolvimento escolar destas crianças, jovens e adolescentes através de conversas coletivas e orientação individual por meio da assistente social e professores.
"Na busca por uma relação mais próxima entre os alunos do projeto e os livros, a equipe PERSA pensou em incentivar ainda mais os estudos com a implantação do Programa de Incentivo a Leitura."
A ideia consiste na distribuição de um texto com temas relacionados ao que eles mais gostam, algo que seja atrativo para eles, por exemplo, trouxemos um texto que fala sobre a origem e curiosidades do futebol para os alunos de futebol. Em seguida fizemos juntos a leitura do texto, depois debatemos alguns pontos e orientamos que os mesmos levassem como atividade para casa a elaboração de uma redação que falasse sobre "Como eles viam sua relação com o futebol no futuro" - comentou Marcelo Ferreira (coordenador do Projeto).
A equipe havia pensado em realizar esta atividade apenas um sábado por mês, mas surpreendentemente, os próprios alunos insistiram em fazer esta atividade todos os dias após o treino, o que deixou todos  os voluntários muito felizes. Pois um dos objetivos principais do projeto é estimular os estudos na tentativa de melhorar o desempenho escolar de todos os atletas, fazendo com que tenham um maior interesse pela leitura e assim, ter mais oportunidade de ingressar em uma universidade e em consequência, ter uma boa formação acadêmica.