segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AULA DE TAEKWONDO NO PERSA

Atletas da ACG Taekwondo
Neste último sábado, na Escola de Aplicação da UFPA, a ACG Taekwondo em parceria com o PERSA, realizaram uma aula de exibição para os alunos do Projeto Esporte Solidário.
Na ocasião, dezenas de atletas da Associação Comunitária Guamaense de Taekwondo, demonstraram suas habilidades adquiridas ao longo destes anos de treinamento. Muitos destes jovens e crianças já tiveram a oportunidade de conhecer o "Brasil à fora" através do esporte e, com o passar dos anos a ACG Taekwondo vem acumulando inúmeros troféus e conquistas em competições de destaque, inclusive a nível nacional. Assim, quebrando todas as estatísticas negativas da periferia que muitos gostam de mostrar e escondem o lado bom da comunidade, lado este que vem ganhando respeito por conta de trabalhos sociais sérios que muitas das vezes são desenvolvidos dentro destas localidades por gente simples, mas honestas, persistentes, inteligentes e que na maioria das vezes são os moradores locais.
Contudo, e de acordo com o Prof. Júnior Freire, "a maior de todas as conquistas que o esporte está trazendo para o bairro do Guamá e para estes garotos e garotas, é o aprendizado do respeito pelo próximo, a disciplina, o aumento no interesse pelos estudos, os valores morais e éticos, e acima de tudo, a abertura de um grande leque de oportunidades, trazendo uma melhoria na expectativa de vida destes jovens e crianças, que antes de conhecer intimamente o esporte, acreditavam ser impossível viver fora do bairro em que moram."
A coordenação do PERSA aproveitou para conversar com o Prof. Júnior a respeito de uma possível parceria futura no sentido de abrir uma turma de taekwondo no PERSA, o professor aceitou no mesmo momento e destacou que com esta parceria consolidada, todos ganham. Ganha a comunidade local com novas vagas para uma nova modalidade esportiva dentro do Projeto PERSA, valoriza ainda mais o respectivo projeto e seus atletas graduados com faixa preta, ganham com experiencia e mais qualidade de ensino e didática em sua formação como profissional. Ainda não há uma data definida para iniciar as aulas de taekwondo no PERSA, mas as duas equipes estão trabalhando com a ideia de iniciar no mês de março ou abril deste ano.
Prof. Júnior Freire e Instrutora Tainá Prestes
Atletas da ACG Taekwondo


sábado, 10 de janeiro de 2015

"PERSA IMPLANTA O PROGRAMA DE INCENTIVO A LEITURA"

Neste sábado, 10 de janeiro, após o recesso de fim de ano, o PERSA retomou suas atividades na Escola de Aplicação da UFPA com as aulas de futebol de campo, futsal e artes marciais,  era notório que os alunos haviam retornado ainda mais empolgados e dispostos para os treinos, fato este que deixou a equipe de trabalho bastante animada.
"Pude perceber que hoje eles estão muito contentes com a volta as aulas do Projeto, até nos pediram para ampliar os dias de treino, eles querem passar mais tempo na Escola conosco - destacou Ribamar Ferreira (vice coordenador do Projeto).
Neste dia a equipe realizou também a gravação do video de apresentação do projeto, o objetivo é apresentar o PERSA para algumas empresas, microempresas, instituições e pessoas físicas que possam ajudar o projeto com doações de material para o lanche e material esportivo como tatame, uniforme para alunos do futebol e material de proteção para os alunos de karatê. Estes videos serão apresentados também no "Canal PERSA TV" no site do You Tube.
A equipe tem incentivado muito seus alunos a estudarem mais, para que no caso dos mesmos não darem certo como jogador profissional de futebol ou um atleta de destaque nas artes marciais, eles possam ser profissionais capacitados e renomados em outras áreas. O PERSA utiliza o esporte como ferramenta de educação e socialização, buscando melhorar o desenvolvimento escolar destas crianças, jovens e adolescentes através de conversas coletivas e orientação individual por meio da assistente social e professores.
"Na busca por uma relação mais próxima entre os alunos do projeto e os livros, a equipe PERSA pensou em incentivar ainda mais os estudos com a implantação do Programa de Incentivo a Leitura."
A ideia consiste na distribuição de um texto com temas relacionados ao que eles mais gostam, algo que seja atrativo para eles, por exemplo, trouxemos um texto que fala sobre a origem e curiosidades do futebol para os alunos de futebol. Em seguida fizemos juntos a leitura do texto, depois debatemos alguns pontos e orientamos que os mesmos levassem como atividade para casa a elaboração de uma redação que falasse sobre "Como eles viam sua relação com o futebol no futuro" - comentou Marcelo Ferreira (coordenador do Projeto).
A equipe havia pensado em realizar esta atividade apenas um sábado por mês, mas surpreendentemente, os próprios alunos insistiram em fazer esta atividade todos os dias após o treino, o que deixou todos  os voluntários muito felizes. Pois um dos objetivos principais do projeto é estimular os estudos na tentativa de melhorar o desempenho escolar de todos os atletas, fazendo com que tenham um maior interesse pela leitura e assim, ter mais oportunidade de ingressar em uma universidade e em consequência, ter uma boa formação acadêmica.