A Federação Paraense Esportiva e Educacional de Artes Marciais - FPEEAM, realizou no sábado 21, o Curso de Arbitragem de Karatê em parceria com o Projeto PERSA. Dezenas de mestres em artes marciais de diversos municípios como Marituba, Ananindeua, Benevides, Barcarena e da Capital paraense também, estiveram presentes na Escola de Aplicação da UFPA onde o PERSA realiza suas atividades nos finais de semana atendendo hoje mais de 140 crianças e adolescentes através do esporte e do Programa de Incentivo a Leitura.
"O Mestre Ferreira - um dos Diretores da FPEEAM, ressaltou que o objetivo do Curso de Arbitragem é treinar e qualificar ainda mais os árbitros que já fazem parte do quadro da Federação, assim como formar novos árbitros que serão inseridos no referido quadro fazendo com que as competições esportivas tenham mais qualidade técnica e maior precisão nas decisões no decorrer dos campeonatos".
O curso contou também com analise de videos de algumas lutas do Campeonato Paraense de Karatê de 2014, para observar os possíveis equívocos ou posicionamentos diferentes em relação a golpes aplicados pelos atletas e decisões de alguns árbitros, na tentativa de uniformizar a visão dos árbitros em relação a aplicação de golpes. Foram debatidos alguns conceitos, realizou-se aula prática de marcações de pontuações, responsabilidades e postura dos árbitros. A direção junto com todos os presentes analisaram o Regulamento de Arbitragem e a organização administrativa da competição, a Federação instigou os mestres à opinar e dar suas sugestões nos mais diversos campos de abordagem, sempre no intuito de agregar melhorias na realização dos eventos. A FPEEAM realizou o 1º. Curso de Arbitragem deste ano de forma democrática oportunizando ainda mais a participação dos árbitros e dando chance até mesmo aos árbitros em formação, o que ocasiona a ascendência da Federação, sendo um diferencial e atrativo para outros atletas que queiram aprender e também expressar suas opiniões relacionadas ao Karatê e a forma de realização dos campeonatos. Confira outras imagens na nossa página específica do evento, clique aqui neste link.
Nesta mesma data a equipe do PERSA distribui entre as crianças os brinquedos, sapatos, chuteiras e sandálias que foram doados pela Escola Oficial de Futebol do Flamengo - unidade Belém. O Prof. Toninho Cruz - coordenador do Fla Belém, tem mobilizado os pais dos alunos da referida escola no sentido de que estes doem tais materiais e alimentos para que os mesmos sejam entregues as crianças do projeto e, como já podemos imaginar as crianças ficaram muito contentes com os presentes, pois o PERSA atende apenas famílias carentes e muitos garotos treinam sem calçados por conta dos pais não terem condições financeiras de comprar os tênis e chuteiras que são essenciais para a prática do futebol de campo e futsal.